quarta-feira, 13 de abril de 2011

Anabolizantes e esteróides

   
Os anabolizantes ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Os anabolizantes são usados no tratamento de algumas doenças, mas são usados também, em grande quantidade, por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física.

     Algumas pessoas usam os anabolizantes de forma exagerada e perigosa, muitas vezes em conjunto com outros hormônios para obter o resultado esperado mais rápido, o que pode desenvolver efeitos colaterais indesejados: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento de colesterol ruim, crescimento dos pêlos, distúrbios testiculares e menstruais.

     Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortizona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em quatro formas: cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. O método é usado por alguns atletas que desejam força física e melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos.

Anabolizantes mais usados

Os anabolizantes mais usados em academias são o Winstrol (Stanozolol), Deca-durabolin (Decanoato de nandrolona), Hemogenin, Clembuterol, Durateston, Deposteron, Oxandrolona, Testoviron, GH, Novaldex...

Winstrol: pode ser encontrado na versão injetável ou via oral, é uma das drogas mais usadas entre atletas de musculação. Diz a lenda que winstrol seca, mas na verdade é uma droga que tem características pouco andrógenas, sendo assim retem menos liquido, é útil para atletas que estão em fase de definição muscular.
Alguns dos efeitos colaterais que podem ser encontradas com o uso desta droga é acne, ginecomastia, hipertensão, agressividade, queda na libido após o uso de esteróides, queda de cabelo, aumento excessivo de pelos no corpo, entre outros efeitos colaterais.

Deca-Durabolin: existe somente na versão injetável, é usado por atletas para aumento de massa muscular e aumento da força, e em doses menores é usado em doenças como aids, osteoporose e até durante a menopausa onde houve melhoras na síntese de colágeno com o uso desta substância.
Principais efeitos do uso desta substância são, virilização, que aparece em mulheres sensíveis, como rouquidão, acne, hirsutismo e aumento da libido; em meninos pré-púberes, como um aumento da freqüência de ereções e aumento fálico; em meninas, como um aumento dos pêlos pubianos e hipertrofia do clitóris. Rouquidão pode ser o primeiro sintoma da alteração vocal que pode resultar num duradouro, e algumas vezes irreversível, engrossamento da voz. Amenorréia e inibição da espermatogênese. Fechamento epifisário prematuro. Retenção de água e sal.

Hemogenin: existe somente na versão oral, é considerado um dos anabolizantes mais fortes e mais tóxicos ao organismo humano. Pode ocasionar um ganho rápido de força e crescimento muscular. O uso deste medicamento é útil para tratamentos de anemia.
Principais efeitos nocivos do uso desta substância podem ser, câncer de próstata ou de mama em homens, câncer de mama ou hipercalcêmica em mulheres, depressão, fadiga,constipação, vomito, diarréia, insônia, queda de cabelo acentuada em homens e mulheres, mulheres podem ficar com a voz rouca e em seguida grave (grossa) e mesmo com a descontinuação do medicamento o sintoma não desaparece, aumento do clitóris, também não volta ao normal caso o medicamento seja descontinuado, acne, problemas no fígado.

Clembuterol: é um medicamento encontrado nas versões injetáveis, xarope e mais usado em tabletes, usado como broncodilatador para o tratamento de asma, atualmente entrou no mundo dos esportes como um termogenico com propriedades anabólicas.
Principais efeitos colaterais são, Nervosismo, tremores das mãos, enxaquecas e insônia. Contanto que o estado de eletrólito seja mantido, clembuterol não causa muitos problemas. Câimbras de músculo são os mais comuns.

Durateston: Essa droga foi desenvolvida como uma terapia de reposição hormonal ideal baseado no fato dos diferentes ésteres da droga serem capazes de manter uma liberação constante de testosterona por muitos meses. Durateston é uma combinação de quatro ésteres diferentes: Proprionato de Testosterona (30mg); Fenilpropionato de Testosterona (60mg); Isocaproato de Testosterona (60mg); caproato de Testosterona (100mg).
Este esteróide injetável é a combinação de 4 compostos de testosterona.
A Durateston, infelizmente, apresenta todos os colaterais que uma testosterona apresenta. Ela será convertida no hormônio femino estrógeno (pela via da aromatização) pela ação da enzima aromatase. Estrógeno em doses excessivas pode causa efeitos colaterais como: acne, o aumento do tecido mamário (ginecomastia), ganho de gordura e diminuição da lipólise, perda do desejo sexual, atrofia testicular e retenção hídrica que pode aumentar a pressão arterial).
Durateston não deve ser utilizado por mulheres.

Deposteron: Esta droga injetável é conhecida por promover rápido ganho de força e volume muscular. É altamente androgênica e com boas propriedades anabólicas. Como a maior parte das testosteronas, esta droga tende a aromatizar facilmente, sendo provavelmente a maior responsável pelas ginecomastias entre culturistas. Por reter muita água, pode causar acentuada elevação na pressão arterial em alguns usuários.
 Efeitos colaterais do Deposteron também tem a fama de atrofiar os testículos mais rapidamente do que qualquer outra droga do mercado, além de ocasionar perdas vertiginosas de força e volume tão logo a droga seja descontinuada.

Oxandrolona: Oxandrolona não é muito tóxica, não é muito androgênica, mais ou menos anabólica e tem muito pouca influência no eixo HPT. Esses são os 4 itens principais que serão comentados a seguir.Oxandrolona é pouco tóxica ao fígado, sendo provavelmente o esteróide oral mais suave nesse quesito. Dosagens acima de 80mg/dia são facilmente toleradas pela maioria dos homens e poucos colaterais são relatados com essa droga.
Em relação a queima de gordura, a oxandrola pode ser chamada de um esteróide fat-burner. A gordura visceral e abdominal diminuíram em um estudo onde os pacientes com os níveis normais de testosterona usaram oxandrolona.

Testoviron: Esta é uma das testosteronas de ação mais prolongada no organismo. É encontrada em ampolas.
O efeito desta droga é bastante lento, porém duradouro. E normalmente administrada em conjunto com algum outro esteróide bastante androgênico. O seu efeito é similar ao promovido pelo cipionato de testosterona, porém sem tanta retenção hídrica.
O testoviron também é utilizado no final de um ciclo de esteróide por permitir uma volta gradual da produção fisiológica de testosterona, evitando assim choque vertiginoso com perda de peso, como acontece ao interromper o ciclo de outros esteróides. Mulheres não devem utilizá-lo.


GH: O GH parece ter um efeito anabólico muito elevado apenas quando administrado em associação com outras drogas, especialmente com aquelas que tamponam a ação do cortisol, assim alguns culturistas profissionais utilizam a associação do GH com os esteróides anabólicos e/ou com a aminoglutemida (Orimiten). Quando a dosagem do GH é mais elevada ou a pessoa apresenta tendência ao aumento da resistência à insulina, tende-se a aplicar insulina exógena em conjunto com o GH. Já a utilização do hormônio da tireóide (T3) na associação parece completar a mágica.
O GH pode apresentar alguns efeitos colaterais sendo que alguns podem colocar a própria vida em risco. Mesmo após a fase do crescimento, esse hormônio pode fazer crescer alguns ossos mais planos que ainda apresentam resquícios de tecido cartilaginoso como os ossos frontais, a mandíbula e as falanges. O crescimento ósseo e espessamento do tecido conjuntivo podem provocar a Síndrome do Tunel de Carpo. Existe também a associação de GH com a ocorrência de certos tipos de câncer.
Como o GH causa resistência à insulina, também pode causar hipoglicemia e diabetes. De novo, por isso normalmente é utilizado com aplicações simultâneas de insulina, principalmente quando a dosagem é mais elevada. Tecidos vitais como o fígado, baço e coração também aumentam de tamanho já que o hormônio age também na musculatura lisa com exceção dos olhos e cérebro. Alguns fisiculturistas profissionais parecem estar "grávidos", tamanha a protusão abdominal causada pelo óbvio abuso do GH. Imaginem se, além disso, ficassem zolhudos e cabeçudos?



Vantagens de usar anabolizantes

As vantagens de usar anabolizantes são muito pequenas comparadas aos efeitos colaterais e danos que causam ao organismo, mas a vantagem é: conseguir aumento de massa muscular e força em menos tempo de treino, supondo que você terá em 6 meses o resultado de 2 anos de treino regular.



Desvantagens de usar anabolizantes

Anabolizantes provocam mais efeitos negativos do que positivos em nosso organismo, em homens, mulheres e adolescentes, alguns dos efeitos são irreversíveis.

Efeitos colaterais mais comuns em homens são, acne, virilizarão, encolhimento dos testículos, insônia, alteração de humor, enjôo, fadiga, desmaios, crescimento acelerado de pelos, esterilidade, hepatotoxidade e dor de cabeça.

Efeitos colaterais mais comuns em mulheres são acne, virilizarão, aumento do clitóris, insônia, alteração de humor, enjôo, fadiga, desmaios, crescimento acelerado de pelos (barba), esterilidade, hepatotoxidade, influencia sobre o ciclo menstrual, alguns efeitos em mulheres são irreversíveis.

Alem dos efeitos colaterais citados acima o uso de anabolizantes pode ocasionar também câncer de mama (em homens e mulheres), câncer de próstata, problemas no fígado, crescimento do coração.

Doenças que podem ser tratadas com o uso de anabolizantes

     De acordo com o American College of Sports Medicine, o aumento da força muscular obtido através da combinação de exercícios de alta intensidade com dieta apropriada pode ser maximizado utilizando os esteróides anabolizantes. Há estudos que relatam o uso de nandrolona em pacientes com AIDS, na qual observaram uma grande melhora na imunidade imediata das células e no ganho de massa muscular, devido as perdas corporais. Em pacientes osteoporóticos, tem demonstrado um aumento no teor mineral-ósseo, detenção da perda óssea e uma redução do índice de fraturas, além de produzir um notável alívio nos sintomas clínicos, em particular da dor.

     O esteróide anabolizante como o decanoato de nandrolona, conhecido como Deca-Durabolin é um preparado anabólico injetável, para administração intramuscular de solução oleosa e que cada ml de solução contém 25 ou 50 mg de decanoato de nandrolona. A duração de ação é de cerca de três semanas. A nandrolona em doses terapêuticas, não causa diminuição dos níveis de lipídios HDL no sangue. E a nandrolona é um produto natural, encontrado em cavalos, gados e javalis.

     A indicação de suplementação de substâncias ergogênicas como o Deca-Durabolin para os pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), baseia-se no fato de que estas drogas podem evitar, ou minimizar, o catabolismo e ou estimular a síntese protéica, diminuindo a depleção de massa muscular e aumentando a capacidade de exercício e melhorar o estado nutricional, com ganho de peso à custa do aumento de massa magra sem alteração da adiposidade. E a perda progressiva de peso é um achado comum nos pacientes com doenças debilitantes, como no caso dos  pacientes  internados na unidade de terapia intensiva (UTI) e comumente, a perda de peso é acompanhada de redução da massa muscular esquelética, devido à inatividade física.

     Em indivíduos saudáveis, a suplementação ergogênica é utilizada para aumentar a tolerância ao exercício, postergar a fadiga, ou estimular a síntese protéica muscular, visando assim à melhora do desempenho físico.

Cuidados que devem ser tomados antes de receitar o uso de anabolizantes
    
     As precauções, cuidados e monitoramento a serem tomadas com o uso de esteróides, são em pacientes portadores de insuficiência cardíaca, disfunção renal, hipertensão, epilepsia ou enxaqueca, pois os esteróides podem induzir a retenção de líquidos. Pacientes diabéticos, podem aumentar a tolerância à glicose e diminuir a necessidade de insulina ou outras drogas antidiabéticas. Pacientes com carcinoma mamário e metástases ósseas, podem induzir a hipercalcemia e hipercalciúria. E os pacientes com disfunção hepática.

     Os esteróides não podem ser indicados em caso de gravidez e suspeita ou casos confirmados de carcinoma prostático ou mamário no homem. E as altas doses, tratamento prolongado ou administração muito freqüente podem provocar rouquidão, acne, amenorréia, retenção de água e sal. 

Por esse motivo vale ressaltar que, esteróides anabolizantes devem ser receitados por médicos e não por profissionais e educação física e instrutores de academia.

Ainda está incompleto o assunto, mas estou atualizando e postando mais informações sempre que possível.

Referências:




5 comentários:

  1. Olá Bruno,
    Continue a divulgar suas ideias neste espaço colaborativo.

    ResponderExcluir
  2. Olá bruno.
    Cara, tenho um dúvida .
    Em mulheres,cito uma amiga minha,ela tomou pro hormonAl e a voz acabou mudando um pouco... detalhe que o ciclo foi um mês só... ela ficou desesperada e quer saber como fazee ou o que ela pode tomar para a voz voltarde ao normal... é possível? Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá bruno.
    Cara, tenho um dúvida .
    Em mulheres,cito uma amiga minha,ela tomou pro hormonAl e a voz acabou mudando um pouco... detalhe que o ciclo foi um mês só... ela ficou desesperada e quer saber como fazee ou o que ela pode tomar para a voz voltarde ao normal... é possível? Abraços

    ResponderExcluir
  4. Quero saber mais sobre quais anabolizantes estão sendo usado en pacientes na UTI e com dificuldades respiratórias

    ResponderExcluir
  5. Tenho eplepisia sera que posso tomar anabolisante?

    ResponderExcluir